Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Angel Luzinha

Fotografia e o prazer de ser Mulher e Mãe por Paula Veiga Claro

Angel Luzinha

Fotografia e o prazer de ser Mulher e Mãe por Paula Veiga Claro

09
Fev16

Uma terça feira de Carnaval do pioriu

Mas o que é isto, perguntam vocês? É o post possível num dia como o de hoje. Quem nos segue no instagram já sabe a resposta. A nossa terça feira de Carnaval tem sido do pioriu. Qual programa no Jardim Zoológico qual quê! Obrigada querido Zoo pelo convite mas eu e a Rafaela temos passado o dia entre cama, sofá e casa de banho com uma valente virose de vómitos e diarreia. Febre, dores de cabeça, um mau estar horrível, uma animação. Há muito tempo que não éramos atacadas por um bicho deste género e confesso que não tinha saudades. Valha-nos o papá que se escapou (pelo menos até agora) e tem feito umas piscinas à farmácia porque eu nem consigo estar de pé com as dores que tenho nos rins. 

Felizmente já sabemos como resolver estas situações sem termos que ir logo a correr para as urgências. Quando a Rafaela era bebé trouxe várias viroses deste género do "infetário" e contaminava tudo e todos (eu cheguei a ir parar ao hospital para levar soro e potássio porque uma magricela como eu fica logo nas últimas com estes "detox" gástricos). Em suma, com o tempo acabámos por saber o que se deve fazer nestas situações porque a diarreia leva qualquer um à desidratação e é preciso agir rapidamente. Por isso mesmo, aproveito para partilhar estas dicas que me foram passadas por alguns médicos.

Atacar a diarreia logo com Imodium (a Rafaela já pode tomar mas as crianças com menos de cinco anos não). A seguir toca a repor líquidos para não termos que ir a caminho do hospital levar soro. A solução líquida para reidratação oral Miltina Electolit pode ser usada por lactentes, crianças e adultos e faz milagres. Vende-se em farmácias, cada embalagem contém 500ml e deve ser consumida em 24 horas. Desta forma vamos repondo os minerais e açucares que vamos perdendo (glucose, sal, sódio, potássio, etc, etc). Para a Rafaela uso o Miltina e para mim as saquetas de Redrate da Sanofi que têm um sabor in-tra-gá-vel mas tem que ser. Cada saqueta contém glucose e sais mineiras e deve ser disssolvida em 200ml de água fervida. 

A isto vamos juntando umas torradas com chá, bolachas de água e sal com doce e canja de galinha. Quando uma pessoa está assim a vontade de comer é zero mas temos que insistir com pequenas quantidades sob pena de ficarmos nas últimas.

A modos que é isto, uma festa! Espero sinceramente que a noite nos traga melhoras porque parece que fomos atropeladas por um camião...


Também nos podem seguir no  Instagram e Facebook

4 comentários

Comentar post