Oficialmente desdentada!
30.08.13, Paula Veiga Claro
Lembram-se do drama à saída da praia que partilhei convosco aqui?
A partir desse dia a boca passou a ser alvo de sucessivas miragens ao espelho para ver se o dito cujo ainda se encontrava no lugar. Passou a lavar os dentes religiosamente após as refeições (sem eu lhe que lhe dizer 50 vezes para o fazer!) pois já percebeu que estes se vão e que os próximos vêm para ficar e estimar ao máximo. E vá de tapar o lavatório com medo que o dente caia para o cano e nunca mais o veja... e vá de comer tudo partido aos pedacinhos para não ter que trincar, para ver se ele dura mais tempo... e vá de meter a mão na boca assim que acorda para ver se ele ainda está no sitio ou se o engoliu durante a noite. Em suma, tem feito de tudo para adiar a entrada no clube dos desdentados mas hoje já lá está!
Mal acordou mexeu-lhe e exclamou "Mamã, papá! Querem ver o meu dentinho!? Está quase a sair! Como é que eu vou comer hoje? Acho que é desta que ele vai cair!... E se o engulo? E se o perco nos mergulhos da piscina? Está a fazer-me muita impressão! Já nem se mantém direitinho ao pé dos outros!"
Eu e o papá olhámos e percebemos que de hoje já não passava. O dente estava por um fio. O papá foi trabalhar e a Rafaela pediu-me para lhe dar uma ajudinha pois estava com receio de ir para a escola assim. "O que é que fazemos mamã? Achas que vai doer? E vai fazer muito sangue? Eu não o consigo puxar, ele é muito pequenino e escorregadio! Dás-me uma ajudinha? Ele assim incomoda-me! Mas não vai doer, pois não?"
"Não meu anjo, não te preocupes porque não vai doer nada. O dentinho já está morto, já não está preso às gengivas, está todo deitado à espera de sair para dar lugar ao novo que ai vem. A mamã dá-te uma ajudinha, não te preocupes."
Ela olhou para mim com um misto de alegria e receio e sentou-se ao meu lado na cama. Abriu a boquinha, eu mexi-lhe no dentinho e ele ficou-me logo na mão!
"Olha Rafaela! Já saiu!!"
"Já saiu?? Mas eu não senti nada mamã!"
Aqui está ele na palma da sua mãozinha...
"Já saiu?? Mas eu não senti nada mamã!"
Aqui está ele na palma da sua mãozinha...
Ficou a olhar para aquela coisa branca e minúscula e a seguir voou para o espelho. Olhou, tornou a olhar e fez uma cara de desagrado ao ver-se sem um dos seus queridos dentes de rato (como o avô materno carinhosamente lhes chama). E eu??? Eu tentava beber ao máximo este momento inesquecível... não sei explicar o que senti... alegria por a ver crescer, felicidade por partilhar com ela este momento inesquecível mas também uma certa pena e nostalgia... a minha menina cresce a olhos vistos... parece que ainda ontem era uma bebé...
"Não fiques triste porque todas as crianças passam por isso! A mamã e o papá também já andaram assim! É sinal que estás a crescer!"
"Ohhhh mas agora nem me posso rir porque se vê o buraquinho!"
"Podes rir à vontade minha querida! Isso é uma coisa normal e estás linda! Não vês os teus colegas? Também andam todos desdentados! Só faltavas tu!"... e o desagrado foi-se num ápice para dar lugar a um enorme sorriso de orgulho e felicidade ;-)
E lá foi a minha loirinha de trancinhas, toda gira e cheirosa a caminho da escola para uma manhã de mergulhos e brincadeiras!... e com uma grande novidade para contar!
E o dente??? Vai para a Fada?
"Não! Nem pensar mamã! Eu quero ficar com todos! Eu gosto muito dos meus dentinhos, só vou dar um à Fada mas não vai ser este!"
E lá foi ela a caminho da casa de banho lavar a preciosidade enquanto dizia "Eu sou o dentinho da Rafaela e agora vou para a minha nova casinha! Estou um bocadinho assustado mas aqui vou ser feliz!".
E lá ficou ele na caixinha amorosa da Maileg que lhe comprei na semana passada na loja Cosy Décor & Design onde me perco várias vezes porque tem coisas lindas de morrer ;-)
E é assim, o tempo voa... não resisto em partilhar convosco esta foto dela com 1 ano. Foi tirada na escola pela educadora (em dezembro de 2008) e faz parte do painel de fotos que tenho no hall de entrada aqui em casa. Nessa altura tinha apenas 2 dentes (+ 3 a romper) e já corria tudo com os próprios pés! Já era a coisinha mais reguila e sorridente que se possa imaginar!
My love, my light, my life ♥
Angel♥Luzinha Fotografia
Fotografo crianças, famílias, moda infantil, eventos e negócios (ateliers, lojas, artigos)
Ver serviços, preços e contactos aqui
Angel♥Luzinha no facebook aqui