Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Angel Luzinha

Fotografia e o prazer de ser Mulher e Mãe por Paula Veiga Claro

Angel Luzinha

Fotografia e o prazer de ser Mulher e Mãe por Paula Veiga Claro

Making of sessão fotográfica Laços & Laçarotes

19.03.13 | Paula Veiga Claro
Eu e a Carla Cabrito (da Laços & Laçarotes) tínhamos idealizado fotografar esta primeira parte da coleção Summer Vintage num sitio espectacular outdoor onde os padrões suaves dos kits se iriam fundir com as cores da natureza. Já tínhamos tudo mais que organizado mas o tempo chuvoso trocou-nos as voltas tantas vezes que optámos por fazer o trabalho em estúdio porque já não dava para adiar mais. O inverno está a ser longo e quem trabalha nesta área sabe o desespero que o mau tempo nos pode causar quando temos trabalhos que dependem da meteorologia. Fotografar em estúdio foi o último recurso porque crianças, roupa e lama é coisa que não combina!... uma mudança de planos que me causou algum stress porque não gosto de fotografar em ambientes artificiais, sobretudo quando se trata de crianças e roupas frescas que ficam muito melhor entre a mãe natureza. Fotografar em estúdio até pode ter o seu encanto mas não para um trabalho deste género e não para uma pessoa como eu que aprecia a fotografia espontânea e o mais próxima da realidade possível. 

No fim agradeci ao S. Pedro e percebi que o estúdio acabou por ser a melhor alternativa porque não consigo imaginar o que teria sido fotografar estes mini modelos para lá de reguilas ao ar livre! estamos sempre a aprender, estamos sempre a aprender! eram todos muito pequenitos (a minha Rafaela era a mais velha) e iam dando cabo de mim e dos pais que estavam presentes! se ao ar livre podem andar de um lado para o outro enquanto os fotografo de forma espontânea, em estúdio têm que estar confinados a um espaço muito restrito por causa da iluminação, dos cabos, do cenário e daquela trapalhada toda... por um lado é bom mas por outro é uma desgraça porque não se aguentam ali muito tempo e quando um decide virar-se de frente o outro vira-se de costas... um derruba o cenário, o outro resolve jogar à bola com o candeeiro de papel, um mete os laços do vestido na boca... um chora porque só quer estar ao colo da mamã e o outro porque alguém lhe tocou nos cabelos... um tem fome, o outro tem sono... um quer fazer chichi, o outro não se quer vestir...

Por tudo isto é que eu adoro fotografar crianças! é um desafio extraordinário, o improviso é uma constante e o segredo é atirar o coração para trás das costas e deixarmos as coisas fluir porque os mini modelos não podem ser pressionados, caso contrário é uma desgraça. Fotografar sempre pela manhã (enquanto estão fresquinhos e a rabugice não os ataca), sorrisos, miminhos, toneladas de paciência e bola para a frente! dão muita luta mas no fim o cansaço mistura-se com a sensação de missão cumprida e só vos posso dizer que o resultado final tem um sabor divinal ;-)

A produção esteve a nosso cargo (meu e da Carla) e aqui estamos as duas a acertar os últimos detalhes antes dos terroristas chegarem e virarem tudo do avesso!


A minha adorada filhota a interromper-me pela milionésima vez porque queria ajudar!... a bicharoca fofinha é muito prestável mas nestas situações já se sabe como é!... a melhor ajuda que me pode dar é pôr-se a milhas por uns minutos...


Vamos lá recapitular...




Tudo a postos! a campainha começa a tocar! os mini modelos começam a chegar... o silêncio é cortado pelos gritinhos e correrias ;-)


Toca a montar o pequeno cenário (que foi arranjado quinhentas mil vezes ao longo da manhã!) enquanto a Carla trata de vestir a criançada com a ajuda das respectivas mamãs.





Para o David de 2 anitos isto foi um misto de sensações! primeiro não queria sair do colo da sua querida mamã, depois não se queria vestir... no primeiro set desatou aos gritinhos, queria colo e ninguém o fazia largar os rebuçados de brincar!... mas desde o primeiro dia que vi a sua carinha linda aqui que fiquei com vontade de o fotografar. A Carla concordou e eu lancei o desafio à Mariana Pinheiro (que só conhecia virtualmente da blogosfera) e que está agora ainda mais babada com o seu Pequeno Rei. Muito obrigada por se terem deslocado de Aveiro até aqui. Adorei conhecer-vos e fotografar o reguila do David foi um graaaande desafio!... bufff!




A Marta e o Martim na conversa, o David a lutar contra a roupa, a Rafaela muito atenta a segurar na chucha do pequenito e a Carla a distribuir os kits.


Eu e a minha pequena cria no miminho antes de começar a fotografar. "Tu és a mais velhinha Rafaela, agora vê lá como é que te portas, ouviste amorzinho?! tens que dar o exemplo!"


No fim a felicidade e a sensação de missão cumprida sobrepôs-se ao cansaço e a tudo o resto! 
Foi duro senhores, foi duro mas valeu muuuuuuito a pena!
E quem é que se portou melhor???? a bebé Mariana que era uma bem disposta e ainda não saia do lugar :-))









E foi assim o making of desta deliciosa e trabalhosa sessão. 
Para verem as fotos finais e para ficarem a conhecer a primeira parte desta maravilhosa coleção (ahh pois! ainda vamos ter uma segunda sessão com mais kits!), basta visitarem a página da Laços & Laçarotes no facebook aqui
A seu tempo também publicarei as fotos aqui no blog mas agora só podem ser vistas em primeira mão na página da marca e acreditem que vale a pena! a  Carla Cabrito está de parabéns porque esta coleção Summer Vintage está linda, amorosa, elegante e super confortável!
ADOREI 

7 comentários

Comentar post